Energia Fotovoltaica

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Basicamente, ela é a capacidade de transformar energia captada dos raios solares em energia elétrica por meio de um fenômeno físico — e esse fenômeno só é possível por meio de um conjunto de equipamentos específicos.

Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

A energia é gerada por painéis solares em forma de corrente contínua e transferida para o inversor que a transforma em corrente alternada apropriada para o consumo em residências, comércios, hospedagens e indústrias.

A energia gerada durante o dia é enviada para rede da concessionária — e a noite quando não está gerando retorna para a residência.

Inclusive, caso você não utilize toda a energia gerada, ela fica armazenada em forma de crédito, podendo ser consumida em dias com baixa insolação ou poderá utilizar em outra residência cujo seja da mesma titularidade.

Com sistema fotovoltaico, que avança ano após ano, é possível gerar sua própria energia de forma sustentável e ajuda a reduzir gastos em até 95% da sua conta de luz.

Solicite já seu orçamento!

Composição do sistema fotovoltaico:

  1. Painéis solares que transformam a luz solar em energia.

    É a partir deles que a energia é gerada, de maneira muito simples: a luz do sol incide sob as células fotovoltaicas, fazendo com que os elétrons se movimentam e produzem a corrente elétrica. Ou seja, fazem, por exemplo, o papel do coração, “bombeando” a energia para o sistema.
  1. Se o módulo solar é o “coração” do sistema, o inversor é o “cérebro”.

    A sua função é converter a energia gerada pelos painéis solares de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA); além de garantir ainda a segurança e o fluxo de eletricidade.
  1. Proteção do sistema fotovoltaico na geração em corrente contínua;
  2. Proteção do sistema fotovoltaico na geração em corrente alternada;
  3. Distribuir energia em subcircuitos para todos os ambientes;
  4. Somatória das cargas que consomem energia no ambiente;
  5. Tem a função de medir o consumo de energia elétrica. Ele funciona, basicamente,registrando a energia consumida da concessionária, e registrando a energia injetada na rede da concessionária. Dessa forma, acontece a compensação dos créditos na sua conta;
  6. Responsável por armazenar e fazer a compensação da energia gerada pelo sistemafotovoltaico conectado na rede.

Saiba como adquirir os nossos sistemas:

O passo a passo padrão para a sua aquisição é:

  1. Orçamento com base no seu consumo mensal de energia mostrado em sua conta de energia;
  2. Visita técnica na residência ou empresa para formalização do orçamento;
  3. Elaboração do projeto de instalação e aprovação do projeto pela distribuidora;
  4. Instalação do sistema de energia solar fotovoltaica;
  5. Aprovação da instalação pela distribuidora;
  6. Por fim, parabéns você já estará produzindo a sua própria energia limpa e renovável, sem preocupações com o aumento na sua conta!

Passo a passo para homologação do sistema fotovoltaico:

1º passo – Projeto e Solicitação de conexão:

O projeto será elaborado e enviado à concessionária juntamente com toda a documentação necessária para iniciar a execução do projeto.

2º passo – Análise do projeto pela concessionária:

Dentro de um prazo de 30 dias, a concessionária avalia o projeto técnico do seu imóvel para então autorizar o início de sua instalação.

3º passo – Instalação do sistema de energia solar:

Após a autorização, será agendada a instalação de seu sistema de energia fotovoltaica de acordo com a data de chegada dos equipamentos.

4º passo – Solicitação de vistoria técnica:

Após conclusão da instalação do sistema, é solicitado à concessionária a vistoria técnica da instalação.

5º passo – Realização da vistoria:

Em um prazo de 7 dias úteis, após a instalação, a equipe técnica da concessionária de energia elétrica deverá avaliar todos seus aspectos.

6º passo – Homologação do uso do sistema de energia solar:

Para concluir, a concessionária trocará o medidor (relógio) do seu imóvel por um bidirecional. Assim, ela dará o aval de funcionamento para iniciar sua geração de energia solar fotovoltaica.